A Cidade
O atual município de Tianguá era parte integrante do território da Villa Viçosa Real da América, antiga aldeia tabajara chefiada pelo morubixaba Irapuã (Mel Redondo), desbravada por corsários franceses vindos do Maranhão no ano de 1590. A colonização das terras que deram origem a cidade de Tianguá e foram apossadas em 1854. A cidade de Tianguá surgiu em torno de uma pequena capela católica feita de taipa e coberta com palhas de babaçu, erigida em louvor a Senhora Santana no início da segunda metade do século XIX.
No município de Tianguá, assim como na maior parte da Serra da Ibiapaba, é muito comum o plantio da cana de açúcar, batata-doce, caju, morango, tomate e pimentão, além de outras frutas e hortaliças. Em sua sede está localizada a CEASA, onde é comercializada a maioria da produção de hortaliças e frutas da Ibiapaba e regiões vizinhas para vários estados Brasileiros.
Turismo
Sítio do Bosco, Espaço Roots, Club camping de asa delta, Balneário da Santa Rosa, Cachoeira Cana Verde, Paredões do Janeiro, Reserva Ecológica Cachoeira da Floresta, Trilha da Transumância dentre outros